O meu cardápio

Já vos falei da dieta cetogénica aqui, agora, como prometido, vou mostrar-vos as minhas refeições nos primeiros três dias deste estilo de vida. Algumas das fotos não têm muita qualidade, mas com o tempo vou melhorar, aqui fica a promessa. Não vou continuar a partilhar tudo o que como, mas fica aqui uma ideia das refeições e snacks que podem fazer, posteriormente se comer alguma coisa mais irreverente ou especial, volto a partilhar convosco. Sem mais demoras, aqui vai:

1º dia 15/5
 Pequeno Almoço: Chá verde com stevia, 2 ovos mexidos em óleo de coco com queijo ralado, 2 fatias de presunto, morangos e espinafres.
 Almoço: Grelos e espinafres salteados em azeite e peito de frango grelhado.
Jantar: Courgette espirulada (a substituir o esparguete) salteada em azeite com bacon e espinafres, com molho de natas e uma pitada de queijo ralado, acrescentei também 2 bocadinhos de frango que sobraram do almoço. A foto não tem muita qualidade e a "massa" fingida sabe melhor do que aparenta.

NOTA: Neste dia não lanchei porque simplesmente não tive fome entre as refeições e bebi também cerca de 1 litro de água.

2º dia 16/5

Pequeno Almoço: 2 ovos mexidos em óleo de coco com espinafres e queijo ralado, 1 fatia de presunto, 1 fatia de abacate, morangos e café solúvel com stevia.
Almoço: Salada de espinafres com atum ao natural, 1 fatia de presunto em tiras finas, queijo ralado, 1 fatia de abacate e molho caesar. Bebi um copo pequeno de Isostar de frutos vermelhos para repor os electrólitos.
Snack da tarde: 1 ovo e meio (deixei cair no chão a outra metade) com abacate e queijo fresco em creme.
Sobremesa do jantar: Esqueci-me de fotografar o jantar, foi peito de frango grelhado e salada de espinafres. À sobremesa comi uns morangos com natas batidas com stevia (soube-me pela vida).

Bebi também muita água, neste dia já um pouco mais de 1 litro, que isto vai aos poucos (não sou nem nunca fui muito de beber água, tenho de ganhar hábitos de tempos a tempos).

3º dia 17/5:

Pequeno Almoço: 2 ovos mexidos em óleo de coco com queijo ralado, 1 fatia de presunto e café solúvel com stevia. Não tinha muita fome e nem comi fruta ou legumes nesta manhã. 
 Almoço: Salada de espinafres com atum ao natural, 1 fatia de presunto em tiras finas, queijo ralado e molho caesar. Mais ou menos igual à do dia anterior excepto o abacate. Podia ter variado, mas no dia anterior soube-me tão bem que resolvi repetir. E devo dizer que já almocei depois das 14h porque não senti fome antes (o pequeno almoço foi às 8:45 am).
 Snack da tarde: queijo brie, 1 fatia de presunto, rúcula e azeitonas verdes (e que bem me soube isto tudo?!).
 Jantar: Lombo de salmão grelhado com limão e sal, 1 fatia de abacate e salada de alface e rúcula temperadas com azeite, vinagre de sidra e sal rosa.
Sobremesa: morangos com natas batidas com stevia.

Voltei a aumentar o consumo de água e também bebi mais um bocadinho de Isostar, ajudou-me a atenuar os sintomas da cetose.

Ao 4º dia (6ª feira) entrei em cetose, comi menos e consumi menos líquidos, mas também graças ao dia difícil que tive. Nessa manhã, antes de levar os miúdos à escola, para me desviar de um carro que vinha em sentido contrário em excesso de velocidade e em contra-mão, acabei por bater com o carro nuns pilares da borda da estrada e risquei e amolguei a porta do lado do pendura. Acabou por me estragar o dia, até me tinha levantado bem disposta, mas acabou aí. E logo depois acabei por começar a sentir-me mais fraca e cansada, o meu corpo estava a entrar em cetose, então acabei por beber mais Isostar e água do que comida em si. Depois à noite fui ao sushi, a minha verdadeira perdição. Poderia ter quebrado a cetose por causa do consumo de arroz e tempuras, mas como não comi muito (lá está a redução do apetite), não notei que anulasse todo o "trabalho" que tenho tido. De manhã retomei a alimentação adequada e o consumo de água e hoje (domingo) já não tenho sintomas de cetose. Apenas continuo com a boca a saber a metal (mas sinto o sabor da comida, não estraga isso) e o meu xixi tem um cheiro horrível parecido com acetona (sim, depois passa, mas ainda noto).
(O estado do meu carro... lá vou ter de accionar o seguro, tudo bem que tenho seguro contra todos os riscos, mas eu vinha bem na minha vidinha a cumprir as regras da estrada e para não levar com um marmanjo mesmo de frente, ia ficar sem carro de certeza e até magoar-me, acabei por fazer este belo trabalho. Só me apetecia chorar!)

Cada vez bebo mais água e tenho menos vontade de comer doces, confesso que poder comer morangos com chantilly também ajuda, mas sinto-me mais inspirada a continuar esta jornada. E já sinto diferenças de volume. Estou menos inchada e além da cara, que já parece mais esguia e com maçãs do rosto mais definidas, também na barriga (já aperto melhor as calças, algo que já estava a ficar complicadíssimo). 

E é isto, se tiverem dúvidas ou quiserem acrescentar alguma coisa, cá estou, "apitem" ou mandem sinais de fumo. 

Ciao.

X O X O

Comentários