Dieta Cetogénica

Quando parti o pé andava a seguir a dieta cetogénica. Após vários meses de restrições alimentares e exercício físico quase todos os dias, não obtia os resultados pretendidos, perdi algum volume mas nada de especial. Até que um dia, no youtube, descobri a dieta cetogénica, a keto. Confesso que no início achei uma parvoíce, para mim era ridículo que este tipo de alimentação conseguisse queimar gordura e perder peso. Após falar com uma nutricionista, fiquei a saber que este estilo de vida é aconselhado em pacientes com alguns tipos de diabetes, epilepsia ou com cancro. E comigo funcionou. Em poucos dias perdi volume, peso e acima de tudo, reduzi em muito a minha celulite. Melhorou o meu acne, a minha pressão arterial e reduziu a minha glicose. Porque parei? Comecei a tomar anti-depressivos quando comecei a pirar por estar enfiada e fechada em casa tanto tempo, mas agora que fiz o desmame dos compromidos (os calmantes fazem-me engordar e anulavam a alimentação), posso retomar o meu caminho.

Em que consiste a dieta cetogénica?
Esta alimentação baseia-se no consumo de gorduras saudáveis, ingestão moderada de proteína e baixo consumo de hidratos de carbono. Como funciona? Com o baixo consumo de hidratos, que produzem nada mais nada menos que glicose, o nosso corpo começa a consumir as reservas de gordura acumulada. É a chamada cetose, que é simplesmente quando o nosso fígado se aproveita da nossa gordura e transforma-a no nosso combustível, na nossa fonte de energia, e ao mesmo tempo produz uma sensação de saciedade.

O que se come na dieta cetogénica?
É muito simples e, para mim, pouco restritiva:
-Ovos
-Peixes gordos (como o salmão, a sardinha ou o atum)
-Carne (consumo essencialmente as brancas, mas é permitido comer toda a variedade)
-Abacate
-Frutos Secos (noz pecan, noz da macadâmia, amendoins, avelãs)
-Vegetais que crescem acima da terra (alface, curgete, espinafres, couves várias, bróculos, beringela, feijão verde, pimentos, espargos)
-Frutas com baixo valor glicémico (especialmente os frutos vermelhos)
-Óleos saudáveis (óleo de coco, azeite, manteiga ghee)
- Maionese ou natas
-Carnes frias (bacon, presunto, salame)
-Azeitonas
-Queijos (brie, requeijão, mascarpone, cottage, queijo creme)
-Água, café e chá (sem adicionar açúcar)

Proibido:
-Arroz e massas
-Batatas (mesmo a doce) e outros tubérculos (cenoura, mandioca)
-Pão e bolachas
-Frutas com elevado valor glicémico
-Açúcar
-Cereais
-Doces
-Refrigerantes

Quando o corpo entra em cetose, inicia-se a queima de gordura, mas nem tudo são rosas. Há quem relate que sofreu da gripe cetogénica, eu tanto da outra vez como agora (entrei em cetose no 4º dia), fui-me "abaixo" dois ou três dias, mas há quem demore até 30 dias até o seu organismo se adaptar a este estilo de alimentação. Eu acho que não demoro tanto tempo a entrar e habituar-me à cetose porque sempre consumi poucos hidratos, embora não só o que tem farinha tenha hidratos como muita gente pensa, quase todos os alimentos possuem hidratos, só temos de escolher os que têm menor percentagem.

Sintomas da cetose:
-Mau hálito (parece que a boca tem sempre um sabor metálico)
-Redução de apetite
-Fadiga e fraqueza a curto prazo
-Prisão de ventre a curto prazo
-Insónia
-Dores de cabeça

Eu apenas sinto o mau hálito, a fadiga e fraqueza e as dores de cabeça, mas passam rápido e os resultados e as melhorias no nosso dia-a-dia compensam aqueles dois ou três dias que fico mais combalida.

Também é importante referir que devemos repor os electrólitos do nosso corpo para não desidratar, o que pode acontecer facilmente. Aconselho a beber de manhã um copo de água com sal rosa ou até uma bebida energética (cuidado, leiam os rótulos porque muitas estão carregadas de açúcar e hidratos). Eu bebo de vez em quando um Isostar de frutos vermelhos, o que me ajudou quando comecei a entrar em cetose e aliviou um bocadinho os sintomas. Também é aconselhável tomar vitaminas (ómega 3 e magnésio), o que ainda não comecei mas tenciono fazê-lo. E bebo no mínimo de 1.5 litros de água, como estou quase sempre deitada de perna para cima não fico com muita sede e não consigo beber água só porque sim... E sim, vou muitas vezes à casa de banho, o que para quem está perneta não é tarefa fácil (mais valia viver na própria casa de banho).

Vou partilhar noutro post a minha alimentação dos últimos dias.

Atenção que eu não sou especializada em saúde ou alimentação, apenas partilho o que resulta comigo, devem procurar ajuda adequada antes de embarcar em qualquer dieta ou estilo de alimentação, assim como um plano de exercícios elaborado por um profissional (que não faço porque o meu pé não me deixa).

Comentários